ABC dos Felinos: Pessoas com alergia a gatos

Pessoas com alergia a gatos


QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE ALERGIA A GATOS?

Os sintomas de alergia a gato se diferem de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas experienciam reações simples como o nariz entupido, outras têm reações mais intensas e em alguns casos, não conseguem respirar.

O que determina a intensidade da reação alérgica de uma pessoa é a maneira com que seu sistema imunológico reage as proteínas liberadas pelo corpo e pela saliva do gato. No caso de quem é alérgico a gato, o corpo, acreditando que as proteínas do gato são perigosas, criam anticorpos e libera histamina para com o fim de proteger.

Caso haja interação entre crianças e gatos ou bebês e gatos em sua casa fique atento para reações alérgicas que venham a ocorrer com eles. Existe alguma probabilidade dela estar associadas com o seu gato. Caso você suspeite de que há sintomas, faça testes para ter certeza, como por exemplo, isolando alguns ambientes e privando o contato da criança com o gato.

QUAL SUBSTÂNCIA LIBERADA PELO GATO QUE CAUSA ALERGIA?

A substância que causa a reação alérgica é uma proteína encontrada na saliva, nas excreções e na pele do gato. Apesar de não ser emitida através do pêlo do animal, a proteína gruda no pelo do gato quando ele se lambe, um comportamento dos gatos que é perfeitamente normal. Quando a saliva e as excreções do gato secam, as proteínas são liberados no ar e grudam em travesseiros, sofás, cortinas, tapetes, etc. de sua casa o que facilita o contato com as pessoas que ali frequentam.

EXISTE RELAÇÃO ENTRE A RAÇA DO GATO E A ALERGIA?

Todos os gatos produzem proteínas que podem ser alérgenas, mas a quantidade produzida vária de raça a raça. De forma geral, recomenda-se gatos de pêlo curtos para pessoas que têm alergias a gatos, pois a menor quantidade de pelos reduz a fixação de alérgenos nos pêlos.

COMO REDUZIR A MINHA ALERGIA A GATOS?

Caso você esteja incomodado com a sua alergia a gatos, as principais dicas para reduzir o contato com as proteínas alérgenas são:

Isole um ou mais ambientes de sua casa. Os alérgenos, no momento que são liberados, se alojam em vários móveis e ambientes de sua casa. Por isso, é recomendado que você tenha um ambiente em que seu gato não possa entrar. Recomendamos que, se houver que escolher um cômodo, que este seja o quarto de dormir, dado que você passará em média 8 horas por dia neste ambiente. Se você acabou de comprar um gato, leia a primeira vez de seu gatinho em casa.

Fonte: Link animal
Foto: A/D - ABC dos Felinos
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...