ABC dos Felinos: Saiba tudo sobre castração de gatos

Saiba tudo sobre castração de gatos


A castração/esterilização de gatos é uma procedimento cirúrgico simples, bastante difundido e recomendada por muitos veterinários ao redor do mundo. Esses veterinários, favoráveis a castração, afirmar que a menos que você queira que seus gatos dêem cria é recomendado castrar o gato. Para os gatos machos se diz “castrar” e para as fêmeas se fala em “esterilizar”. Recomenda-se que a castração ocorra antes de 1 ano de idade pois nesse caso as vantagens que ela traz para seu animal aumentam (veja abaixo).

QUAIS AS VANTAGENS DE CASTRAR GATOS?

As principais vantagens de você castrar o seu gatinho são:

Gato mais calmo e amistoso;
Menor chance do gato se machucar ou se perder;
Menor probabilidade de contrair doenças;
Gatos fazem menos sujeira.
Vamos analisar com mais detalhe.

Gato mais calmo e amigo

Um gato castrado tende a ser um animal menos ansioso e agitado, será mais dócil com seus donos e mais fácil de educar. Além disso, a gata esterilizada irá se torna menos barulhenta. Essas mudanças ocorrem, pois o comportamento do gato dependerá menos de seus instintos sexuais.

Menor chance de se machucar ou se perder

Gatos castrados costumam brigar menos com outros gatos. Brigas podem machucar muito seu gatinho e custa caro tratar de seu amigo machucado no veterinário. Um gato não castrado tem o costume de fugir de casa para encontrar parceiros. Isso aumenta a chance do gato se perder ou se machucar.

Menos doenças

Animais não castrados têm mais chance de contrair uma série de doenças como:

Câncer mamário nas fêmeas
Infecção uterina (para as fêmeas)
Doenças nas glândulas reprodutivas
Problemas genito-urinários , dentre outros.
Gatos e gatas castrados tendem a viver mais tempo e ter uma vida mais saudável.

GATOS CASTRADOS FAZEM MENOS SUJEIRA?

Sim, tanto fêmeas como machos que não são castrados costumam fazer mais sujeira. Os machos não castrados costumam marcar território soltando jatos de urina. As fêmeas não esterilizadas costumam urinar e defecar em local inapropriado quando estão no cio.

CASTRAR MACHUCA O GATO?

Castrar o gato pode deixar os donos culpados, pois às vezes acreditam que estão fazendo mal ao gato. Você deve ter em mente que a operação de castração/esterilização é considerada como um procedimento simples e rápido. Um bom veterinário já realizou diversas operações assim e estará aberto para tirar todas as suas dúvidas sobre os detalhes do procedimento. É bastante rara a ocorrência de complicações.

Fonte: Link animal
Foto: Google imagens / ABC dos Felinos
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...