ABC dos Felinos: Como escovar os dentes do gato

Como escovar os dentes do gato



Escovar os dentes do gato é um cuidado de saúde obrigatório e essencial. Gatos que não fazem higiene bucal com frequência possuem o risco de contrair doenças que podem ser graves. Um exemplo é a doença dentária de gatos, também chamada de periodontite.

Qual a frequência que devo escovar os dentes do meu gato?
A escovação deve ser diária ou pelo menos de 3 vezes por semana.

Eu mesmo posso escovar os dentes do meu gato?
Você não só pode como deve escovar os dentes de seu animal de estimação. Não pense que seu veterinário ou outra pessoa irá fazer isso para você, pois como a escovação deve ser freqüente, seu veterinário não poderá estar sempre por perto para realizar a higiene bucal do gato. Além disso, é extremamente interessante o comportamentos dos gatos , escovar os dentes de seu gato pode ser um momento de aproximação e ganho de intimidade com seu gatinho, principalmente para os filhotes de gatos .

Que escova de dente é melhor para meu gato?
Primeiramente você precisa entender que não se deve utilizar escovas de dente para humanos e nem pasta de dente para humanos, pois isso pode resultar em problemas de saúde para seu gatinho! Existem escovas e pastas de dente especiais para gatos, seu veterinário pode recomendar a marca e o modelo mais apropriados. A escova para humanos além de machucar, não penetra corretamente nas áreas que mais necessitam de limpeza. E as pastas de dente para gatos geralmente possuem um gosto especial que seu gato irá amar.

Treinando seu gato a se acostumar com a escova de dente
Não vá tentando enfiar a escova dentro da boca de seu amigo: ele precisa primeiro se acostumar a um objeto dentro de sua boca. Para tal, comece brincando de colocar seu dedo dentro da boquinha do gatinho. Você deve acostumá-lo com o processo e isso leva alguns dias ou até semanas, no caso dos gatos mais teimosos. Se fizer tudo com paciência seu gato vai passar a enxergar a atividade de limpeza oral como uma “brincadeira”. Caso contrário ele vai se assustar e fugir e irá associar a limpeza oral a uma experiência desagradável. Finja que seu dedo é uma escova de dente e devagarzinho e gentilmente esfregue seu dedo no dente do gatinho, massageando. Não ponha o dedo fundo na boca dele, seja gentil.

Fonte: Link Animal
Foto: A/D - ABC dos Felinos
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...