ABC dos Felinos: Entenda porque os gatos dormem tanto

Entenda porque os gatos dormem tanto



O sono é algo que todos os animais precisam, pois é o momento onde as energias são recarregadas e eles se preparam para uma nova jornada de possível caçada.

Os gatos não são diferentes quanto à necessidade de dormir, eles sempre precisam tirar algumas sonecas. Foi calculado por especialistas que o gato doméstico pode chegar a dormir até 16 horas por dia, mas a média é de 12 horas diárias de soneca.

Os felinos, mais precisamente os gatos domésticos, dormem em pequenos espaços de tempo e o sono deles pode ser dividido em dois tipos. O sono leve e o sono profundo. O sono leve e o profundo podem depender do nível de estresse do animal. Se ele sente-se ameaçado, importunado, ou com fome, os períodos de sono profundo são diminuídos naturalmente, independente do período do dia.

O sono leve dos gatos ocupa cerca de 70% do tempo de sono do animal. No momento de sono profundo pode ser observado o movimento dos olhos, das patas e do corpo da mesma forma que acontece em humanos. Sendo isso um indicativo de que os bichanos também podem sonhar.

Mesmo em sono profundo, o estado de atenção desse animal é impressionante. Mesmo dormindo, o bichano consegue acordar a qualquer sinal de perigo. São animais que estão sempre em alerta.

Os cientistas ainda não conseguiram descobrir exatamente o porquê dos gatos dormirem tanto, mas a hipótese é que o fato dos felinos serem naturalmente caçadores, eles precisariam poupar o máximo de energia para o momento de procura pelo alimento.

Esses felinos são considerados místicos ou sagrados, ele simboliza a limpeza, a higiene, tanto do ambiente quanto dele mesmo. Existe uma explicação nessa área de estudos que diz que os gatos ajudam a movimentar energias paradas e mudar as energias negativas para positivas. Como por exemplo, o mal olhado, a inveja, raiva, entre outros.

Os gatos gastam muita energia na limpeza do ambiente, por isso precisam dormir para poder recarregar as energias. Eles gostam de dormir, normalmente, em locais onde exista energia parada, assim, enquanto dormem eles conseguem colocar essa energia em movimento. Dá para comparar o gato com um filtro. Possui a mesma função, filtrar, só que os gatos filtram energia. Ainda existem muitas descobertas a serem feitas sobre o felino domesticado.

Ter um gatinho em casa é muito bom, além de ser um animal lindinho, traz boas vibrações para o ambiente.

Fonte: Mundo das Tribos
Foto: Google Imagens / ABC dos Felinos

Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...