ABC dos Felinos: Como fazer o seu gato parar de te arranhar

Como fazer o seu gato parar de te arranhar



Gatos adoram arranhar e arranham para se defender, aliviar o estresse, brincar e, às vezes, até para demonstrar afeto. As garras do gato fazem parte de como eles interagem com o mundo e, mais importante, de como eles definem o seu espaço. Eles usam as patas para marcar o território e arranham como forma de afiar as suas unhas, eliminar as garras velhas e alongar o corpo. Apesar de arranhar ser um instinto do gato, é possível evitar que o gato arranhe as pessoas ao seu redor.

1° Pegue o gato no colo da maneira correta

Alguns gatos arranham quando não querem ficar no colo dos seus donos. Para evitar que isso aconteça, donos devem segurar o gato de forma que ele se sinta seguro e, ao mesmo tempo, livre para sair quando quiser. Vários gatos não gostam de ficar no colo quando ficam deitados no braço do dono ou quando são muito apertados. Ao pegar o gato, donos devem oferecer suporte para as patas dianteiras, permitindo assim que o gato se equilibre em seus braços. Com a outra mão, ofereça um suporte às patas fronteiras, sem apertar o gato. De modo geral, quanto mais lugares o corpo do gato estiverem tocando o seu corpo, mais confortável o gato ficará. Respeite os limites do gato e solte-o quando ele pedir para sair. A vontade de gatos que não gostam de ficar no colo também deve ser respeitada.

2° Dê espaço ao gato

Respeite a vontade do gato e deixe ele vir até você, ao invés de forçá-lo a ficar no seu colo. Um gato que não quer ficar no colo do dono tem mais chances de usar as suas garras para se defender. Em alguns casos, gatos arranham donos assim que o dono chega perto, por associar a presença do dono ao ser importunado.

3° Incentive o seu gato a arranhar as coisas certas

Donos devem incentivar os seus gatos a arranhar as coisas certas. Sendo assim, dar um arranhador e diversos brinquedos ao gato oferece a ele uma oportunidade de usar seus instintos nas coisas certas, reduzindo, assim, as chances de ele arranhar pessoas e móveis. Essa é uma boa solução para gatos que arranham as mãos dos donos para brincar. Ao utilizar brinquedos na hora de interagir com seus gatos, donos podem ensinar os felinos que é muito mais divertido arranhar um brinquedo.

4° Deixe a sua casa confortável para o gato se locomover

Tente diminuir, ao máximo, o nível de estresse do seu gato, tornando a sua casa um ambiente confortável para ele. Deixe-o acessar lugares altos para descansar, sempre limpe a caixa de areia e nunca o deixe sem água e ração por perto. Ofereça diversas oportunidades para o seu gato se exercitar dentro de casa. Quanto mais tranquilo o gato estiver, menor as chances de ele arranhar por estar irritado ou estressado.

5° Se os arranhões se intensificarem, leve seu gato ao veterinário

Se após muitas tentativas o animal continuar arranhando as pessoas, leve-o ao veterinário. O gato pode estar comunicando que não está bem e os arranhões podem servir como uma forma de ele chamar a atenção de seus donos. Donos de gatos que arranham por agressividade e que continuam agressivos, mesmo quando não incomodados pelos donos, devem solicitar ajuda profissional.

Fonte: Link Animal
Foto: ABC dos Felinos
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...