ABC dos Felinos: Como alimentar o gato corretamente

Como alimentar o gato corretamente



Nós, gatinhos, adoramos passar o dia a comer aos poucos. Por vezes os nossos donos nem sempre sabem como nos alimentar da forma correta, como por exemplo: quando nos dar o tipo de alimentação certa para a nossa idade.
Às principais dúvidas que os humanos costumam ter:

1. Quantas vezes por dia deve comer um gato uma refeição mais completa?

Gatos com 1 a 6 meses de vida devem comer 4 vezes por dia; gatos com idades entre os 6 e os 9 meses devem comer 3 vezes por dia; a partir de 1 ano de vida, os gatos podem comer apenas 1 ou 2 vezes por dia.

2. Para além das refeições principais, devo deixar comida para o meu gato ir petiscando?

Sim. Nós gostamos de ir fazendo petiscos, por isso deve deixar comida seca disponível para que o seu gato vá comendo quando lhe apetecer. Deixe sempre alguma comida disponível seca, mas nunca em grande quantidade.

3. A alimentação deve ser feita de acordo com a idade?

A alimentação do seu gato deve ser sempre feita de acordo com a idade. Nas embalagens de comida de gato vem sempre a idade à qual se adequa o alimento. De acordo com cada idade, o seu gato tem necessidades diferentes, e à medida que a idade passa, existe a tendência para desenvolver problemas que podem ser evitados com uma alimentação adequada. Antes de comprar a ração ou alimentação em lata para o seu bichano, leia atentamente o rótulo.

4. Devo dar comida da minha comida ao meu gato?

Não. Um gato não deve fazer a mesma alimentação que um humano, porque não necessita da quantidade de sal e de tempero que são colocados durante a preparação da comida humana. Este tipo de alimentação pode danificar a saúde do seu gatinho, por isso opte sempre por comida específica.

5. Posso preparar a comida do meu gatinho em casa?

Sim, pode. Uma boa opção é carne de vaca picada. Outra boa opção é cozer frango ou peixe sempre sem temperos e sem sal, juntar arroz, alguns legumes bem picados e servir ao seu gatinho. Pode sempre transformar tudo em papa, se o seu gatinho preferir.

6. Que tipo de marcas de comida de gato devo escolher?

Se possível, opte sempre por ração e/ou comida enlatada de gama premium, pois, uma alimentação para gatos sem qualidade não oferece os nutrientes suficientes podendo dar origem a doenças e a subnutrição.

7. E guloseimas?

Algumas guloseimas especialmente criadas para gatos, são uma perdição. No entanto, embora gostemos muito, devem ser dadas muito raramente, para não habituar o seu felino a sabores que outro tipo de alimento não vai conseguir acompanhar, podendo tornar o seu gato com pouca apetência para comer.

8. O que não deve o meu gato comer?

O peixe cru, os laticínios, os doces, a carne de porco, os enchidos, fiambre, presunto e queijo curado são alguns dos alimentos principais que um gato não deve comer.

9. E que quantidade de água devo dar ao meu gato?

A água é fundamental, especialmente porque a ingestão de secos provoca muita sede, mas não só – é essencial que o seu gato se mantenha hidratado! O recipiente da água deve sempre estar cheio, e de preferência deve ser mudado com água fresca 2 vezes ao dia. E mantenha-o longe da comida do gato, se puder espalhe dois recipientes pela casa.

10. Posso dar ossos ao meu gato?

Não. Os ossos, especialmente os de galinha ou de coelho são muito perigosos porque podem ficar presos ou espetar lascas na garganta do seu felino, levando-o à asfixia.

11. E se meu gato deixar de comer?

Nós somos um pouco esquisitos com a comida, e quando deixamos de comer pode ser simplesmente porque enjoamos de alguma marca ou tipo de comida. Porém, se seu gato deixar de comer, e não comer outro tipo de comida, então leve-o urgentemente ao veterinário, pois pode ser um sinal de doença.

Fonte: Ronronar
Foto: A/D
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...