ABC dos Felinos: Microchip, Plaquinha ou Coleira com GPS? Qual é o melhor para seu gato?

Microchip, Plaquinha ou Coleira com GPS? Qual é o melhor para seu gato?



Quem ama seu pet com certeza sofre só de pensar na possibilidade dele se perder ou fugir. Saiba as opções que você tem para proteger seu gatinho e aumentar as chances dele voltar pra casa em uma dessas situações.

Mesmo quem faz tudo direitinho e cria seu gato sobre cuidados pode acidentalmente perde-lo, seja por descuido de outras pessoas, por alguma distração, ou até por arte do gato, que em alguns casos roem as telas de proteção ou encontram formas impossíveis de sair. Por isso, é sempre bom se precaver e identificá-lo de alguma forma, para que ele volte para casa são e salvo!

1- Microchip



É um chip eletrônico bem pequeno, do tamanho de um grão de arroz, que é inserido por baixo da pele na região do pescoço do animal, através de uma agulha hipodérmica, que têm o mesmo efeito que uma injeção comum, não causando dor nem muito desconforto ao animal. O procedimento é bem rápido e seguro.

Esse chip fica fixado embaixo da pele do animal, e permanece inativo até que em algum momento seja ativado e lido por um scanner especial, que normalmente é encontrado em clínicas veterinárias.

Como funciona: Caso alguém encontre seu animal perdido na rua e o resgate, pode levá-lo à uma clínica veterinária, onde o veterinário poderá investigar se ele possui o chip, e caso tenha, poderá ler os dados contidos no chip, que mostrará o endereço e telefone do dono do animal.

Desvantagens: No Brasil, o chip ainda não é muito comum. Por isso, dificilmente alguém que resgata um animal da rua pensa na possibilidade dele ter um chip, e por isso as chances de procurarem um veterinário para fazer a leitura é ainda remota.

Onde encontrar: A maioria das clínicas veterinárias faz a microchipagem. Consulte uma de confiança!

2- Plaquinha de identificação



Mais comuns e mais fáceis de serem encontradas, as famosas plaquinhas de identificação ainda são uma das melhores formas de encontrar o seu pet!

Usando uma coleira segura (com fecho inteligente ou de elástico), é só mandar gravar em uma plaquinha de metal ou plástico o nome e telefone do gatinho. Assim, quem encontrá-lo na rua poderá entrar em contato! E ainda existe a vantagem de que quando alguém vir o gatinho usando coleira com plaquinha, se sentirá mais seguro para pegá-lo, já que vai imaginar que tem dono e não que é um gato de rua. Assim, as chances de você ter seu gatinho de volta são ainda mais altas!

Desvantagens: Infelizmente, não dá pra ter 100% de certeza de que a coleira vai permanecer no seu gato caso ele fuja. Ela pode se prender em algum lugar e o gato pode perdê-la pelo caminho.

Uma dica para gatos que não se acostumam com a plaquinha pendurada na coleira, é escrever o telefone com caneta marcadora na própria coleira. Assim, eliminamos a possibilidade da plaquinha cair, evitando que assim seu gatinho seja identificado.

Onde encontrar: As plaquinhas em branco é fácil encontrar em qualquer loja Pet. Depois, é só levá-la em um chaveiro e pedir que ele grave os dados pra você. A maioria dos chaveiros faz esse tipo de serviço. Alguns petshops oferecem as plaquinhas já gravadas, também.

3- Coleira com GPS



Diferente dos microchips, as coleiras com GPS fazem o que todo mundo que ama seu pet sonha: rastreia e mostra a localização exata do animal que a estiver usando.

Além disso, alguns modelos permitem que você crie um limite (exemplo: 100 metros a partir da porta de casa), e emite um alerta ou envia um sms pro seu celular avisando caso o animal saia desse limite.

Alguns modelos vão além, e permitem ainda que você consiga falar com o animal (ou quem estiver perto dele), mesmo à distância, pois o GPS funciona também como se fosse um celular.

Essa é, sem dúvida, a forma mais sonhada de proteger nossos animais. Porém, ainda não se popularizou no Brasil, sendo mais comum lá fora. Mas, sites de vendas online no Brasil já vendem alguns modelos importados que dizem funcionar direitinho. Ainda não testamos nenhum, mas, vale a pesquisa.

Desvantagens: Ainda não são fáceis de ser encontrados no Brasil e o preço ainda é alto (a partir de R$250) e não há garantia de que funcionem perfeitamente.

Além disso, é preciso carregá-lo sempre (normalmente são a bateria ou pilha) e o tamanho ainda é grande, o que pode incomodar os gatinhos.

Onde encontrar: Em sites de venda online no Brasil e em sites de vendas de importados.

Fonte: Cat Club
Fotos: A/D
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...